Sete das consoantes (b, c, d, f, g, p, t) são chamadas de liquidificadores devido à particularidade de se fundirem intimamente com o "l" e com o "r", consoantes estes últimos aos quais é dado o nome de líquidos.

As consoantes liquidificadores e líquidas estão associadas e interpenetradas de tal maneira que produzem um único som característico semelhante ao ditongo.

As sílabas são formadas por letras. Sílaba é uma ou mais letras que são pronunciadas em uma única voz. Se dissermos amanecer, nesta palavra, vamos notar que existem quatro sílabas, ou seja, quatro emissões de voz:

Considerando o número de sílabas, as palavras são divididas em monossílabos (isto é, uma sílaba): ; bisilábico (de dois): ; três sílabas (de três) ; tetrasilábico (de quatro): . Em geral, cada palavra que possui mais de uma sílaba é denominada polissilábica.

Nas sílabas em que há mais de uma letra, vogais e consoantes são combinadas ou articuladas. Três tipos de articulações temos em espanhol: direto, que são formados por consoante e vogal, como ; os inversos, de vogal e consoante, como , e os mistos, de vogal entre consoantes, como . As articulações diretas ou inversas podem ser simples ,ou composto, de acordo com o que consistem, respectivamente, de uma ou duas consoantes. Em , a sílaba é direto simples e a sílaba composto direto; em , a sílaba é simples inverso, e em a sílaba composto inverso.

Dizer palavras lentamente é fácil de distinguir a letra ou letras que compõem cada sílaba; mas, em caso de dúvida, é conveniente aplicar as seguintes regras:

1a. Quando uma única consoante está no meio de vogais, forma sílaba com a seguinte vogal, como em , , . Palavras compostas em que o primeiro dos elementos componentes termina nessa consoante são excluídos desta regra; então, em tal caso, a consoante forma a sílaba com a vogal precedente e não com a seguinte; v. gr .: , , .

2a. Duas consoantes no meio de vogais formam sílabas, adicionando a primeira à vogal precedente e a segunda à vogal seguinte, como em , , . Mas se estas consoantes forem um licor e o outro líquido, ambos formarão uma única sílaba com a seguinte vogal, como em , , , , , , , . Além disso, mesmo que seja liquidificador e líquido, se essas consoantes fizerem parte de uma palavra composta, de tal forma que um dos elementos componentes termine com o primeiro e o outro comece com o segundo, então a regra geral da divisão subsiste ; v. gr .: , , .

3a. Se houver três consoantes no meio das vogais, se as duas últimas forem liquefeitas e líquidas formem sílaba com a vogal seguinte e a primeira com a anterior: , , , ; mas se eles não são, então o oposto acontece: , , .

4a. Quando há quatro consoantes, as duas primeiras se juntam à vogal precedente e as duas últimas à seguinte vogal: , , .

Carlos González Peña, Manual de Gramática Castellana. Editorial Patria, S.A.(Textual)