O ACENTO é o maior esforço que fazemos para pronunciar uma certa sílaba de uma palavra. Quando dizemos ,, , não podemos deixar de notar que a intensidade com o qual articulamos as sílabas ral, plu e can é superior ao que usamos para pronunciar as sílabas restantes. O acento também é chamado de linha inclinada da direita para a esquerda (´), com o qual, às vezes, por escrito, indicamos maior intensidade ou esforço. Para distinguir um do outro, este último sotaque é chamado de ortográfico, diferentemente do primeiro, comumente conhecido como o sotaque prosódico.

No que diz respeito ao sotaque, as palavras são divididas em agudas, graves, esdrújulas e sobreesdrújulas. As palavras que carregam o acento na última sílaba são agudas: , , , , ; aqueles que o têm no penúltimo graves: , , , , ; aqueles que são acentuados no antepenúltimo esdrújulas: , ,; aqueles que aparecem acentuados em qualquer sílaba anterior ao antepenúltimo sobreesdrújulas: , .

Quase todas as palavras compostas têm dois acentos prosódicos, em virtude dos quais a imensa maioria deles consiste apenas, em espanhol, de dois elementos componentes; v. gr. : , . E há também palavras, como monossílabos, que não possuem um sotaque prosódico; v. gr.: ,, , , , , , , , , .

Carlos González Peña, Manual de Gramática Castellana. Editorial Patria, S.A.(Textual)